MUITOS PACIENTES CHEGAM ATÉ NÓS COM QUEIXAS COMUNS TAIS COMO:
São dores comuns que muitos não associam à saúde oral mas que tem origem em desiquilíbrios e desalinhamentos que podem ser corrigidos com simples tratamentos dentários, por vezes, em conjunto com outras areas da medicina.
Vários pacientes nos chegam com queixas de dores, vindo com diagnósticos inconclusivos e queixas de mal estar generalizado. É marcada uma consulta com o Dr. Mario Vargas, que com um simples estudo oclusal faz um diagnóstico e plano de tratamento para por termo às suas dores! Este estudo oclusal é feito numa consulta de diagnóstico com todo o tempo necessário para estudar o seu caso específico e respetiva solução. O estudo do caso e a experiência do médico são fundamentais. Numa consulta terá a solução para o seu mal estar, e a solução poderá ser muito simples.
O QUE É A OCLUSÃO?
A disciplina de oclusão, diagnostica e trata das disfunções craneomandibulares (ATM), evitando ou eliminando sintomas normalmente associados a áreas da medicina geral - dores de cabeça e dores musculares associadas - além de evitar a destruição das articulações. Problemas oclusais são resultado de uma posição de encaixe dos dentes errada, que provoca a deterioriação lenta da capacidade mastigatória, que muitas vezes nem é percetível para o paciente. Por vezes, o paciente, mesmo que tenha um aumento de mau estar associado a uma má digestão alimentar, começa por sintomas ligeiros, que só quando agravados, é que o paciente começa a tomar a consciência que algo estará errado. Em casos de sintomas mais evidentes, o paciente pode sentir as articulações craneomandibulares (junto aos ouvidos) a estalar ou até a doer.
A oclusão é uma disciplina complexa da Medicina Dentária que requer um conhecimento especializado do profissional, bem como um estudo cuidado de cada caso clínico para a obtenção do melhor resultado.
Começa-se por uma consulta de diagnóstico, é feito um estudo criterioso do caso com montagem em articulador, que simula a mastigação atual do paciente, onde se planeia o tratamento para corrigir e restabelecer a correta função mastigatória e bem estar geral do paciente. Existem várias formas de resolver problemas craneomandibulares, desde o simples uso de uma goteira elaborada para o caso específico, até uma reabilitação oral funcional, a transformação dos dentes, (com coroas, próteses e/ou restaurações). Esta última opção de reabilitação funcional, é um processo com várias consultas, com provas e acertos minuciosos. É um investimento que se faz de tempo do profissional e do paciente, sem o qual não se consegue atingir o melhor resultado. Ainda antes do final do tratamento, já o paciente começa a sentir a diferença no seu bem estar. É sem dúvida dos tratamentos mais gratificantes que fazemos, pelos resultados extraordinários que se conseguem.
Sugerimos fazer uma consulta de diagnóstico, para fazer uma avaliação e tirar todas as dúvidas sobre este tipo de procedimentos. É importante que o paciente conheça todas as soluções para o seu caso específico e tire todas as suas dúvidas, diretamente com o médico dentista. Só desta forma poderá tomar uma decisão bem informada. As nossas consultas são geralmente consultas de 1 hora, de forma a haver tempo para todos os passos que consideramos importantes, incluindo a informação entre paciente e clínico, fundamental para um bom diagnóstico e para obtenção do melhor resultado final.
Melhore a sua qualidade de vida! Faz toda a diferença no seu bem estar.
Orgulhamo-nos de ter um corpo clínico com uma vasta experiência cliníca, académica e de investigação universitária a nível nacional e internacional.
Leia os nossos artigos
Não existe de facto limite de idade para este tipo de tratamento.
O tratamento ortodôntico melhora a estética, a saúde e a função oral.
Ninguém gosta de fazer impressões dentárias. Investimos na vanguarda da tecnologia para o seu conforto!
Impressões dentárias são necessárias como parte de nossos registos dentários, para fazer mode...
Hoje sabemos que a saúde oral do adulto vai depender quase inteiramente do que fizermos com a dentição decídua.
Dentes novos em poucas horas, fixos em implantes, voltando a mastigar como se tivesse os seus dentes naturais.