Odontopediatria é a área da Medicina Dentária responsável pela saúde oral infantil, bem como o acompanhamento do desenvolvimento da dentição das crianças e adolescentes, incluindo pacientes para além da adolescência que, por razões mentais, físicas ou emocionais, requeiram ajuda especial para receberem tratamentos dentários.
A Medicina Dentária Pediátrica tem como principal objetivo a manutenção de uma boca saudável, focando-se principalmente na prevenção de futuros problemas dentários. Visto que a prevenção é fundamental, a primeira consulta de Odontopediatria deve ser realizada a partir do momento que nasce o primeiro dente ou durante o primeiro ano de vida.
Na consulta de odontopediatria ensinamos as crianças e os pais a manter a higiene oral de forma mais eficaz na sua rotina diária.
Os nossos pacientes vem às consultas de rotina com o entusiasmo de quem tem orgulho na sua higiene oral.
O medo e a ansiedade estão muitas vezes associados à ida ao dentista, no entanto, o Odontopediatra tem formação especializada para lidar com os medos e inseguranças da criança, transformando a consulta num momento descontraído e divertido.
SEDAÇÃO
Ao longo dos anos tem-nos chegado vários casos de crianças com experiências negativas em que não se deixam tratar. Pais ansiosos com a situação, pedem-nos sedação para fazer os tratamentos necessários. A esmagadora maioria desses casos acabam por se render à equipa de odontopediatria, e rapidamente passam a ser pacientes que vem com entusiasmo à consulta, e fazem tratamentos sem sedação. Nos casos em que temos de recorrer a sedação, utilizamos a tecnica mais adequada, após análise cuidada do caso específico.
TRAUMATISMOS ORAIS ATÉ AOS 3 ANOS
Sabia que os traumatismos dentários com mais consequências na dentição definitiva acontecem em bebé?
Mesmo que não haja nenhum tipo de fratura óssea ou dentaria, pode resultar em má formação ou posição do dente definitivo ou mesmo impedir a sua erupção futura, sem que até lá se aperceba do que está a acontecer. Sabia que com uma simples observação periódica por um odontopediatra devidamente credenciado pode minimizar ou mesmo evitar problemas de tão difícil resolução?
EXEMPLO DE RESTAURAÇÕES DE DENTES FRATURADOS:
Orgulhamo-nos de ter um corpo clínico com uma vasta experiência cliníca, académica e de investigação universitária a nível nacional e internacional.
Leia os nossos artigos
Não existe de facto limite de idade para este tipo de tratamento.
O tratamento ortodôntico melhora a estética, a saúde e a função oral.
Ninguém gosta de fazer impressões dentárias. Investimos na vanguarda da tecnologia para o seu conforto!
Impressões dentárias são necessárias como parte de nossos registos dentários, para fazer mode...
Hoje sabemos que a saúde oral do adulto vai depender quase inteiramente do que fizermos com a dentição decídua.
Dentes novos em poucas horas, fixos em implantes, voltando a mastigar como se tivesse os seus dentes naturais.